-A A +A
  • White/Black
  • Yellow/Blue
  • Padrão

Current Style: Padrão

Livros

Livro
Mais informações

Linguística histórica e história do português: das origens ao século XVI
Paulo José Tente da Rocha Santos Osório
Valor:

Professor Paulo Osório, da Universidade da Beira Interior (UBI), Portugal, lança novo livro sobre linguística histórica e história da língua portuguesa, desde suas origens até ao século XVI.
OSÓRIO, Paulo (Ed.). Linguística histórica e história do português: das origens ao século XVI. Salamanca: Luso-Española Ediciones, 2018, 183 p.
ISBN: 978 84 15712 28-2
 
O livro traz o prefácio de Célia Lopes e é composto dos seguintes capítulos:
1 Revisitando Coseriu: a sua importância para a Linguística Histórica, de Maria Celeste Nunes e Paulo Osório.
2 Análise de textos medievais em português: nexos entre a história da língua e a história das formas textuais-discursivas, de Clara Barros.
3 Metalinguagem na gramáticas quinhentistas de Fernão de Oliveira e João de Barros: aspectos contrastivos, de Américo Venâncio Lopes Machado Filho e Jane Keli Almeida da Silva.
4 Da Idade Média ao século XVI: a difusão de grafias etimológicas e de índices grafofonéticos na norma grafemática quinhentista portuguesa, de Afrânio Gonçalves Barbosa, Alexandre Xavier Lima e Leonardo Lennertz Marcotulio.
5 Mudanças fonético-fonológicas do latim para o português, galego e espanhol: um confronto, de Ignacio Vásquez Diéguez.
6 "Onde" a leitura é plural: "e u è"?, de Marilza de Oliveira.
7 Entre o seguimento e a extinção: o estudo de uma mudança sintática idioletal no português quatrocentista, de Mikolaj Nkollo.
8 Trajetória de mudança semântica e gramatical do verbo "ser" na história do português, de André Luiz Rauber, Leosmar Aparecido da Silva e Márcia Regina Pavoni de Carvalho.


Pequeno vocabulário do português arcaico
Américo Venâncio Lopes Machado Filho
Valor: 60.00 Adquira

Resultado de uma pesquisa minuciosa do léxico patente em um Flos Sanctorum do século XIV, a obra visa preencher a lacuna bibliográfica existente no registro da variação e da mudança linguística. Servindo de contribuição para o conhecimento da história interna e externa do português, o livro destina-se, em especial, a pesquisadores, estudiosos e alunos dos cursos de Letras e áreas afins.


Língua, cultura e ensino: Diálogos interdisciplinares
Américo Venâncio Lopes Machado Filho
Valor: 30.00 Adquira

Os artigos reunidos na publicação, vistos à luz da diversidade e da diferença, se desdobram nos três importantes conceitos que intitulam a obra: língua, cultura e ensino. Para isso, o livro parte de algumas premissas, como a de que a cultura é o aperfeiçoamento do que se chama “nós”; de que a educação não existe fora da sociedade humana; e, de que a língua reflete em seu sistema estrutural a heterogeneidade original de quem lhe engendra a realização.


Dicionário etimológico do Português Arcaico
Américo Venâncio Lopes Machado Filho
Valor: 60.00 Adquira

O Dicionário Etimológico do Português
Arcaico é o resultado de um projeto de verve científica
e continuada do Grupo de Pesquisa Nêmesis:
Estudos do Léxico e da História da Língua Portuguesa,
da Universidade Federal da Bahia.
Apoiado, inicialmente, pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento
Científico e Tecnológico (CNPq),
registra sistematicamente a variação lexical do
período arcaico do português, os dados
etimológicos correspondentes e apresenta um farto sistema de
abonações, extraídas de textos filologicamente
editados. É a primeira obra do gênero
em língua portuguesa, com base na metodologia
da lexicografia histórica.
Seu sistema remissivo é bastante profícuo e
permite uma consulta rápida e
eficaz às unidades lexicais.


A pontuação em manuscritos medievais portugueses
Américo Venâncio Lopes Machado Filho
Valor:

A pontuação em manuscritos medievais portugueses, embora muito pouco estudada pela linguística moderna, tem sido até hoje considerada pelos estudiosos de textos antigos como pouco sistemática e arbitrária. Neste livro, fruto de investigação de Mestrado em Letras, com área de concentração em Lingüística Histórica, fundamentado num corpus representativo da primeira fase do período arcaico da língua portuguesa, procura-se demonstrar que além de parecer refletir aspectos diretamente relacionados à prosódia da língua falada, a pontuação desse período era regularmente condicionada por motivações de ordem lógico-gramatical. 
Acesse o livro (for free)
https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ufba/159/1/A%20pontuacao%20em%2...


Diálogos de São Gregório: edição e estudo de um manuscrito medieval português
Américo Venâncio Lopes Machado Filho
Valor: Adquira

(...)A presente obra, que é o resultado do trabalho de investigação realizado pelo Doutor Américo Venâncio Lopes Machado Filho, no âmbito do Programa de Pós-doutoramento que desenvolveu, no ano de 2006, na Universidade de Coimbra, proporciona ao leitor e ao estudioso da História da Língua Portuguesa a edição de um texto que corresponde a uma nova versão em português da obra de literatura religiosa pragmática da Idade Média, os «Diálogos de São Gregório», até há poucos anos desconhecida e cuja descoberta foi em 1991 anunciada por Arthur Askins, da Universidade de Berkeley (Califórnia). Do texto contido no Manuscrito da Livraria 522, do Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo (IAN/TT), preparou o Autor, após ter obtido formação especializada no domínio da edição de textos medievais de acordo com critérios de natureza linguística, uma edição diplomática que se reveste de grande interesse para o historiador da língua, por um lado, por proporcionar a leitura de um texto que vem enriquecer e ampliar o “corpus” medieval subsistente em português, e, por outro, pelo facto de a versão editada apresentar uma significativa dimensão textual e corresponder a uma época de grande relevância no devir temporal da língua, o fim do século XIV ou inícios do século XV (...).
Fragmento do Prefácio da obra, assinado pela Catedrática de Linguística Portuguesa da Universidade de Coimbra, Doutora Clarinda de Azevedo Maia.
A obra se encontra a venda nas livrarias da EDUFBA (www.edufba.ufba.br). 


Um flos sanctorum trecentista em português
Américo Venâncio Lopes Machado Filho
Valor: 40.00

Edição interpretativa (semidiplomática) de um Flos Sanctorum do século XIV, documento de caráter hagiográfico, cujo cerne narrativo discorre sobre a vida e feitos de diversos santos dos primeiros séculos de difusão do cristianismo na Alta Idade Média assim como sobre exemplos de doutrinação religiosa, códice que foi adquirido, em Portugal, pelo filólogo e professor brasileiro Serafim da Silva Neto, na década de 50, do século XX, compondo juntamente com os Diálogos de São Gregório e o Livro das Aves o mais antigo conjunto de textos medievais escritos em português existentes no País.
Aqdquira por email: gruponemesis@ufba.br


Fragmentos biográficos: Rosa Virgínia Mattos e Silva (2 ed.)
Américo Venâncio Lopes Machado Filho
Valor: 15.00

Pequena biografia, com indicação bibliográfica, de Rosa Virgínia Mattos e Silva, uma das mais expressivas pesquisadoras brasileiras na área da linguística histórica e especialista na história da língua portuguesa. Professora Emérita da Universidade Federal da Bahia, foi pesquisadora 1-A do Conselho de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).