• White/Black

Current Style: Padrão

ALFALITO 2018: Convite

Caros colegas,
convidamos vocês para se inscreverem no Projeto 3: História do português brasileiro - desde a Europa até a América da ALFAL que acontecerá no Alfalito em João Pessoa, de 02 a 06 de outubro de 2018. As inscrições ficam abertas até o dia 30.06.2018.

Nesse encontro pretendemos discutir:

Linguística histórica e história do português: das origens ao século XVI

Professor Paulo Osório lança novo livro sobre a história da língua portuguesa

Professor Paulo Osório, da Universidade da Beira Interior (UBI) - Portugal, lança novo livro sobre a história da língua portuguesa.
OSÓRIO, Paulo (Ed.) Linguística Histórica e história do português: das origens ao século XVI. Salamanca: Luso-Espanola de Ediciones, 2018. ISBN: 978-84-15712-28-2

V Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística (V CIDS)

O V Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística (V CIDS) é promovido pela Universidade Federal da Bahia, em parceria com as seguintes instituições: Universidade Estadual de Feira de Santana, Universidade do Estado da Bahia, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Instituto Federal da Bahia, Instituto Federal Baiano, Universidade Federal do Pará, Universidade Federal do Maranhão, Universidade Estadual de Londrina e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

I Seminário de Pesquisa do Nêmesis

Programação

O I Seminário de Pesquisa do Grupo Nêmesis objetiva congregar pesquisadores e estudantes, da graduação e pós-graduação, da Universidade Federal da Bahia, com o intuito de apresentar e discutir projetos de pesquisa, concluídos e em andamento, que tenham como temática principal a constituição histórica da língua portuguesa, a filologia, a lexicologia, a lexicografia, o ensino, ou que operem transdisciplinarmente com esses temas.

Pequeno Vocabulário do Português Arcaico será lançado dia 10/12/14

O Pequeno Vocabulário do Português Arcaico, edição conjunta das editoras  da Universidade de Brasília e da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA), será lançado, às 16h30, do dia 10/12/14, na Reitoria da UFBA. O Pequeno Vocabulário do Português Arcaico é o resultado do levantamento exaustivo do léxico patente em um Flos Sanctorum, do século XIV, documento hagiográfico de extrema importância para a história social e linguística em língua portuguesa.

V Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - 8-11 de outubro de 2015 - Lecce (Itália)

SIMPÓSIO 06 – ETIMOLOGIA E LINGUÍSTICA HISTÓRICA DA LÍNGUA PORTUGUESA

Coordenadores:

Mário Eduardo Viaro – USP – nehilp@usp.br
Américo Venâncio Lopes Machado Filho – UFBA – americovenancio@gmail.com

Resumo:

Grupo Nêmesis seleciona bolsistas de Iniciação Científica

Processo seletivo para bolsa de Iniciação Científica (PIBIC)

Período de inscrição: 17/03  a 20/03/2014
Local: Sala 117 do Anexo de Letras
Prova escrita: 21/03/2014, às 08h30
Condições de inscrição:
Alunos de Letras, com coeficiente igual ou superior a 7,0 que tenham concluído, pelo menos, um semestre letivo (ou seja, alunos a partir do segundo semestre de curso).