• White/Black
  • Yellow/Blue
  • Padrão

Current Style: Padrão

Palestra: Caracterização Sintática e Semântica da Estrutura Progressiva: do Latim ao Português Medieval

Professor Paulo Osório, Universidade da Beira Interior - Portugal.
Dia 14/11/2016, 15 horas.
Sala de Defesas do PPGLinC.
Instituto de Letras da UFBA.
Certificado de participação - Entrada franca.

RESUMO: A estrutura progressiva em formas do tipo Estou a falar/Estou falando é, no Português Europeu (PE) contemporâneo, fundamentalmente construída com Estar+a+Infinitivo. Todavia, nomeadamente na região alentejana de Portugal, utiliza-se Estar+gerúndio. No Português do Brasil (PB), utiliza-se preferencialmente Estar+Gerúndio.
Assim, esta intervenção pretende analisar a evolução diacrónica da estrutura progressiva desde o latim até ao final do português medieval (inícios do século XVI), tentando-se defender que a estrutura maioritariamente utilizada no PE atual provém do latim. Analisaremos algumas ocorrências nos textos medievais, recorrendo-se a corpora digitalizados do Português Medieval.
Refletiremos, igualmente, acerca do funcionamento sintático-semântico desta estrutura, comparando-a a outras línguas românicas (castelhano, francês, entre outras).

Data do Evento:
segunda-feira, 14 Novembro, 2016 -