• White/Black
  • Yellow/Blue
  • Padrão

Current Style: Padrão

Curso livre de extensão Variação e mudança em textos medievais portugueses

Variação e mudança em textos medievais portugueses
Curso livre de extensão

No âmbito das ofertas de atividades do semestre suplementar da Universidade Federal da Bahia, será oferecido o curso livre de extensão denominado Variação e mudança em textos medievais portugueses, a ser por ministrado por Américo Venâncio Lopes Machado Filho, professor titular de Língua Portuguesa da UFBA.
Voltado à comunidade em geral que se interesse pela história da língua portuguesa, pela cultura medieval e pela diversidade, o curso objetiva discutir variação e mudança linguísticas, a partir da leitura de manuscritos produzidos entre os séculos XIII e XV, assim como de impressos pré-modernos portugueses, do século XVI.
Prevê o conhecimento e desenvolvimento de habilidades de leitura em escrita gótica e aporte teórico sobre diversidade linguística, especificamente sobre o período arcaico do português, comparando-o ao português brasileiro e europeu contemporâneos, nos diferentes níveis de análise, nomeadamente no lexical, no morfológico e no sintático.
A carga horária total do curso é de 68h/a, sendo 3 horas semanais síncronas (sextas, das 08h às 11h) e 1 hora assíncrona (para realização de atividades, com horário a ser definido por cada estudante).
O período de aulas será de 11 de setembro a 18 de dezembro de 2020, através de plataforma de reunião digital a definir oportunamente, estando previsto certificado para os alunos aprovados por frequência e aproveitamento.
As inscrições podem ser realizadas através do e-mail variaemuda2020@gmail.com, indicando nome completo, CPF, telefone, data de nascimento e nível de escolarização. O preenchimento das 45 vagas obedecerá à ordem de submissão das inscrições.

(...) prol | he fazer buscar ao homen mayores cou | sas de sy . Mayores cousas de sy busca / oque pensa em obras e em fazendas (...) [Fólio 65vc1, do Tratado dos sacramentos da ley antiga e nova, 1399].

Data do Evento:
De sexta-feira, 11 Setembro, 2020 - 08:00 até sexta-feira, 18 Dezembro, 2020 - 11:00