-A A +A
  • White/Black
  • Yellow/Blue
  • Padrão

Current Style: Padrão

Projetos

Dicionário Dialetal Brasileiro

O Projeto Dicionário Dialetal Brasileiro (DDB) é uma obra de verve coletiva e interinstitucional, que pressupõe a congregação de uma equipe de especialistas, tanto no domínio da dialectologia, quanto no domínio da lexicografia e das ciências da informação, com vistas ao desenvolvimento de um dicionário que possa assegurar a difusão mais ampla do conhecimento da realidade linguística brasileira, no que tange aos usos lexicais, de forma a atender, de maneira econômica e com maior amplitude, o acesso indexado, por parte dos estudiosos da língua e da cultura e da população em geral, aos dados dialetais hoje disponíveis. Tendo por corpus os dados do Projeto Atlas Linguístico do Brasil (AliB), a que se associa e subordina, o Projeto DDB estabelece logo a princípio a necessidade de projeção de um dicionário que, para além de pressupor um produto a ser impresso, permita a confecção de um instrumento eletrônico que ofereça outras formas de consulta, a exemplo de pesquisas reversas, que possam, ademais, ser acessadas remotamente, por intermédio da Internet, uma das vias de socialização da informação mais importantes do mundo moderno. A concepção macroestrutural do Dicionário Dialetal Brasileiro (DDB) se alinha, ademais, à de trabalhos precedentes que viram na abordagem onomasiológica uma mais-valia em sua construção, atendendo às mesmas áreas conceituais do Questionário Semântico-Lexical (QSL) do AliB e privilegia um sistema de remissão bastante eficiente e complexo, capaz de dar conta das co-referências possíveis, incluindo-se aí o sistema de identificação isoglóssica de cada unidade lexical no espaço geolinguístico brasileiro. Seu desenvolvimento está previsto para o período de cinco anos, a iniciar-se no segundo semestre de 2013.

Texto completo: 

O léxico no livro didático

Tendo, como corpus de investigação, dicionários escolares e livros didáticos de língua portuguesa de ensino fundamental e médio, o projeto “O léxico no livro didático” pretende contribuir para a formação do professor de português, através da análise do tratamento dado ao ensino-aprendizagem do léxico e da proposta de metodologias de abordagem do léxico na escola. A previsão de duração inicial da pesquisa é de cerca de 30 meses, ao longo dos quais, espera-se, como resultado, a iniciação de alunos em projetos de iniciação científica voltados para a linguística aplicada ao ensino, bem como a produção de materiais didáticos, comunicações e artigos.

 

Dicionário Etimológico do Português Arcaico

O Projeto DEPARC (Dicionário Etimológico do Português Arcaico) é um projeto do Grupo de pesquisa Nêmesis, do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal da Bahia. Como seu próprio nome indica, o DEPARC tem por objetivo principal a elaboração de um Dicionário Etimológico do Português Arcaico, nomeadamente sobre o arco temporal compreendido entre os séculos XIII e meados do XVI. O Deparc é um projeto apoiado pelo Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico - CNPq. A primeira edição do dicionário já se encontra disponível para venda.

Texto completo: